Tipos de tratamentos contra o câncer de boca

Você conhece alguém que teve câncer de boca? Sabe como reconhecer e se prevenir dessa doença? Então preste atenção nesse texto, porque é disto que vamos falar. 

 

O câncer de boca é decorrente de um distúrbio no processo de renovação dos tecidos que compõem a parte bucal, podendo gerar um tumor e se disseminar pelo corpo.

 

Esse tipo de câncer é mais comum em homens acima de 40 anos. A estimativa do instituto nacional do câncer foi de mais de 15 mil novos casos desta enfermidade, sendo aproximadamente 73% em homens e 23% em mulheres.

 

O risco de desenvolver esse câncer pode ser reduzido atuando junto aos seguintes fatores de recursos que é suspender ou limitar o fumo e o álcool. 

 

Afinal, eles estão entre os fatores de risco mais importantes. Então, parar de fumar reduz significativamente o risco de desenvolver esse tipo de câncer.

 

Isso vale para o consumo de álcool que também deve ter a sua ingestão reduzida. Além disso, vale lembrar que o álcool não só ajuda a desenvolver o câncer, como também danifica a pigmentação do dente, fazendo com que o paciente opte por um clareamento a laser.

Quais sintomas possui o câncer de boca?

A primeira informação que deve saber, é quando suspeitar que a sua ferida na boca pode ser um câncer de boca. 

 

Portanto, existem vários sinais e sintomas, mas vamos destacar os quatro principais que são:

 

  • Feridas na boca e nos lábios;
  • Manchas vermelhas ou esbranquiçadas persistentes;
  • Dor ou dificuldade para falar;
  • Dificuldade para engolir;
  • Nódulos no pescoço.

 

Caso tenha algum desses sintomas, é necessário procurar um médico, principalmente se fizer parte do grupo de risco para ter essa doença, que são os fumantes, os consumidores frequentes de bebida alcoólica e as pessoas que se expõem ao sol, sem proteção.

 

Então, caso possua esses costumes, é necessário ter o cuidado redobrado, e se perceber alguma lesão suspeita, procure imediatamente um especialista, independente da sua situação em relação a saúde bucal ou se possui todos os dentes. 

 

O fundamental é que independente de utilizar um implante dentário ou não, não hesite em procurar o profissional.

 

O diagnóstico é feito durante o exame clínico, mas a confirmação depende da biópsia, que consiste em retirar um pedaço pequeno do lugar suspeito e enviar esse tecido para o médico patologista. 

 

Assim, ele vai verificar as células desse tecido e emitirá um diagnóstico de câncer ou de outra lesão.

Quais os tipos de tratamento contra o câncer de boca?

Na maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico, tanto para lesões menores, quanto para tumores maiores. A cirurgia contempla a retirada do tumor e os linfonodos na região do pescoço. 

 

Em alguns casos, terá a necessidade de algum tipo de reconstrução por um procedimento cirúrgico, visando a funcionalidade da região acometida.

 

Dependendo da situação, o câncer poderá se alastrar e atingir os elementos dentários ou até mesmo a parte periodontal, que é responsável pelo suporte do dente, fazendo com que o paciente tenha que recorrer para uma prótese dentaria.

 

Em casos que são extremamente complexos, além do tratamento cirúrgico, é necessário a realização de radioterapia, após a ressecção do tumor, para complementar o processo e obter uma melhor taxa de cura. 

 

A radioterapia e a quimioterapia como tratamentos iniciais são indicadas apenas quando a cirurgia não é possível, seja pelo acometimento de estruturas vitais, como vasos calibrosos ou pela falta de condição clínica do paciente para o porte cirúrgico. 

 

Dependendo do caso, o paciente também conseguirá ver o resultado por meio de um implante dentário antes e depois.

 

Quais são as prevenções contra o câncer de boca?

Para evitar o aparecimento da doença, é necessário que o paciente tome cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas e que ele também limite o fumo. Parar de fumar significa a diminuição do risco de desenvolver esse tipo de câncer.

 

Realizar uma boa escovação com frequência, manterá uma saúde bucal limpa de impurezas e também diminui o risco de alterações da microbiota e da inflamações da boca, que contribuem para o desenvolvimento do câncer. 

 

Sem a higienização, o paciente poderá sofrer uma alteração na cor do seu dente, além de desenvolver diversas doenças. 

 

Portanto, algumas delas poderão até mesmo levar à perda de dentes. Nessa situação, um paciente deverá efetuar um tratamento com o clareamento dental a laser para manter a sua estética e a saúde bucal.

 

Caso observe lesões brancas ou avermelhadas na sua boca, saiba que elas são consideradas como lesões pré-cancerígenas. 

 

Por isso, observe no espelho, faça um outro exame e mais uma vez, não hesite em recorrer ao profissional dentista para que ele possa dar um diagnóstico preciso e começar o tratamento o mais cedo possível.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *