Realizar um tour gastronômico pela Itália é uma experiência inesquecível. Confira mais no artigo!
A Itália é um país repleto de cultura, com uma história milenar e com uma das culinárias mais famosas do mundo.
Com pratos icônicos e técnicas que são consideradas clássicas até os dias atuais, realizar um tour gastronômico na Itália é sem sombra de dúvidas uma oportunidade única e muito saborosa.
Vamos te mostrar quais experiências são imperdíveis durante um tour gastronômico, e como você pode aproveitar ao máximo a culinária de cada canto do país – desde restaurantes na Bolonha até Palermo!
O que é um tour gastronômico na Itália?
Um tour gastronômico na Itália é uma jornada inesquecível, e uma chance de experimentar uma das culinárias mais famosas do mundo diretamente no berço de sua criação.
Explorar os sabores, os ingredientes e as técnicas de preparo que fazem da cozinha italiana uma das mais admiradas no mundo é algo que pode transformar o paladar de qualquer viajante.
Esses tours podem contar com recomendações personalizadas de acordo com os interesses e gostos de cada pessoa, mas no geral contam com atividades como degustações de queijos, azeites, vinhos, massas e doces típicos. Além, é claro, da visitação a locais de produção de alimentos tradicionais, como fábricas e queijarias.
Um tour gastronômico é, acima de tudo, uma viagem pela história do lugar. Ao conhecer a maneira como pratos e iguarias foram desenvolvidas e seus porquês, a visão sobre uma determinada época ou região é ampliada.
Experiências além da culinária
Apesar do foco em um tour gastronômico na Itália seja a comida, a experiência não se limita a saborear um prato. A culinária de qualquer país é profundamente ligada com a sua cultura, a história da região e a maneira como aquela população vive.
Aprender sobre os ingredientes usados nas receitas, seu modo de preparo e como surgiu aquele prato surgiu, tudo isso exala uma grande riqueza cultural.
Através de um tour gastronômico na Itália é possível entender a conexão entre a gastronomia local e o território.
Cada ingrediente utilizado está intimamente ligado ao clima, paisagem e sazonalidade. Ao visitar vilarejos e cidades, é possível entender por exemplo o motivo de determinada fruta ser tão popular, ou porque o sabor de algum prato é tão característico, por exemplo.
Regiões e sua identidade gastronômica
Cada região da Itália tem sua própria identidade gastronômica, tradições, clima e recursos naturais.
Piemonte
Piemonte é uma região situada ao norte da Itália. Lar das famosas trufas brancas, a região é repleta de vilarejos minúsculos, onde a vida calma e longe de grandes aglomerações prevalece.
Se você for visitar Piemonte durante seu tour gastronômico pela Itália, as melhores atrações são participar de caçadas às trufas e visitar vinícolas famosas, como a Barolo. Você pode ir às degustações de vinhos premiados, entender melhor sobre sua produção e experimentar pratos típicos como a bagna càuda e o risotto al tartufo.
Vêneto
A região de Vêneto fica no nordeste da Itália. Lar da cidade de Veneza, você pode aproveitar uma experiência gastronômica através de pratos como o risotto al nero di seppia – um risoto com tinta de lula – e o baccalà mantecato. A região também Vêneto é famosa por seus vinhos, como o Prosecco.
Os pratos de Veneza são muito voltados para o uso de frutos do mar e ingredientes extremamente frescos em sua maioria. Através de um tour gastronômico, é interessante considerar a opção de explorar as adegas e participar de degustações de vinhos.
A cidade de Verona também fica na região e oferece uma cozinha diversificada, com pratos que utilizam inclusive carne de cavalo.
Toscana
Toscana é uma das regiões mais emblemáticas da Itália. A culinária local é mais rústica e simples, fazendo bastante uso do azeite de oliva. Vinhos como o Chianti são originários dessa região.
Alguns dos pratos típicos incluem a bistecca alla fiorentina – carne de vitela mal passada – e a ribollita – uma espécie de sopa que é servida com pão. A Toscana também conta com a tradição na produção de queijos, como o pecorino – muito utilizado em pratos como a carbonara.
Úmbria
Por último, Úmbria, uma região no centro da Itália, oferece uma culinária com pratos que utilizam ingredientes como o azeite de oliva, trufas e cogumelos. Inclusive, um dos pratos mais conhecidos de Úmbria é a porchetta: uma carne de porco assada que é servida em sanduíches.
Se você for realizar um tour gastronômico pela Itália e resolver visitar a região, não deixe de ir às pequenas vilas. Existem muitos eventos locais focados em pratos típicos e interessantes.
Dicas de viagem para um tour gastronômico na Itália
Realizar um tour gastronômico é uma atividade divertida, porém, é preciso se atentar a alguns detalhes durante o seu planejamento para que tudo ocorra como esperado.
Personalize de acordo com seus gostos
Antes de viajar, pesquise sobre os pratos típicos e as bebidas de cada região que você pretende visitar. Dessa maneira, você consegue planejar melhor o seu tour gastronômico pela Itália e quais especialidades degustar.
Se você ama queijos, procure por regiões famosas pela produção de queijos. Isso vale para os amantes de vinhos, trufas e outros ingredientes.
Caso esteja no seu roteiro visitar vinícolas, fábricas de queijos ou mercados, busque algum auxílio durante a sua programação e realize uma degustação guiada. Existem guias turísticos especializados nessas regiões que enriquecem muito a experiência, trazendo curiosidades culturais sobre os pratos e até mesmo informações sobre o cultivo dos ingredientes.
Crie um roteiro de lugares
Ao montar seu roteiro, pense em quais regiões você pretende visitar e como será o deslocamento entre elas.
É importante pensar que a Itália é um país onde as estações do ano são bem definidas, e as colheitas dependem dessa sazonalidade. Busque realizar o seu tour gastronômico em um período que seja interessante para você e de acordo com os pratos que deseja experimentar.
Conclusão
Um tour gastronômico na Itália é uma experiência que vai muito além de conhecer uma nova culinária. Ao experimentar pratos típicos de diversas regiões, você consegue entender toda a história de um povo, seus costumes e detalhes sobre como foi a evolução das técnicas e práticas utilizadas até os dias de hoje.
A Itália oferece múltiplos sabores, histórias e uma cultura rica em detalhes que vale a pena sentir e viver. Por isso, planeje seu tour gastronômico e se prepare para ter experiências incríveis e inesquecíveis!