Quais são as melhores práticas para criar personas de clientes com um CDP?

Compreender os benefícios do customer data platform (CDP) é fundamental para criar personas da melhor maneira possível. Um CDP é responsável por introduzir dados de fontes online e offline e uni-las, para que tenha uma visão única relacionada aos clientes.

Ao implementar as melhores práticas para a criação de personas com um CDP, as empresas podem garantir uma segmentação mais precisa e eficaz do seu público alvo, o que significa que as mensagens serão mais direcionadas e relevantes, com maiores chances de conversão.

Qual a importância de criar personas de clientes?

A criação de personas de clientes permite uma melhor compreensão de um cliente ideal de uma empresa, segmentar o mercado de forma assertiva e desenvolver serviços e produtos alinhados e direcionados.

Criar personas de clientes envolve o desenvolvimento de um perfil detalhado, incluindo nome, idade, local onde vive e até mesmo as preferências pessoas e necessidades. A construção da persona também permite que a empresa melhore a experiência do cliente.

Como o CDP coleta e organiza os dados dos clientes para criar personas?

A coleta de dados é feita por meio de dados de pesquisa, dispositivos móveis, navegação na web e redes de anúncios. As plataformas de dados do cliente tem como principais tarefas: coletar, harmonizar, ativar e extrair insights dos dados. 

Além dessas fontes tradicionais, o CDP (Customer Data Platform) também integra dados de interações em canais diversos, como e-mails, chamadas telefônicas, redes sociais e até mesmo transações offline, proporcionando uma visão 360º do cliente.

Quais tipos de dados são mais relevantes para a criação de personas?

Para criar personas há alguns dados que são extremamente relevantes e cada um deles desempenha um papel crucial para o envio de mensagens direcionadas e para entender exatamente as necessidades e desejos dos clientes. Os principais dados incluem:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Escolaridade;
  • Renda média;
  • Grupo familiar.

Os principais fatores a se considerar ao criar uma persona são os dados comportamentais que envolvem necessidades, hábitos de consumo, principais interesses, mídias sociais favoritas, fontes de informação, o que os influencia na decisão de compra, o que costuma fazer nas horas vagas, dores e desafios.

Como as plataformas CDP auxiliam nesse processo?

Um dos principais benefícios do Customer Data Platform (CDP) é a sua capacidade de auxiliar no processo da criação de persona, visto que essas plataformas unem informações relevantes sobre os clientes. Isso ocorre, pois os clientes interagem e entram em contato com empresas por meio de diferentes canais e acabam deixando de lado algumas informações que são introduzidas em uma CDP.

A CDP padroniza e transforma as informações coletadas combinando identidades de clientes de diferentes sistemas em um único perfil de cliente. Dessa maneira, é possível criar uma persona de forma mais inteligente e precisa, não apenas baseado em achismos.

Quais são os erros mais comuns na criação de personas e como evitá-los?

Existem alguns erros comumente cometidos por empresas no momento da criação de personas. Alguns dos principais são a falta de informações necessárias e relevantes sobre os clientes, que pode ser resolvido com uma simples entrevista ou ao pedir feedbacks. Por outro lado, a limitação de nicho também é um problema recorrente ao criar persona.

Outro erro bastante comum, é fazer avaliações com base em informações pessoais, não em informações concretas. Nesse contexto, contar com uma Customer Data Platform como a CDP Adobe é fundamental para que possa reunir informações precisas sobre os clientes ideais da sua empresa e criar personas.

Entender os principais benefícios do Customer Data Platform (CDP) é essencial para empresas que desejam criar personas dos seus clientes ideais. Com uma persona, é possível direcionar mensagens melhor estruturadas e interessantes para os clientes em potencial. Continue acompanhando o Portal Tudo Sobre CDP para entender melhor a sua importância!

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