Provavelmente você não está usando protetor solar da maneira correta: entenda

O câncer da pele é um câncer muito comum, mas evitável.

No entanto, um novo inquérito revela que muitas pessoas não fazem um trabalho tão bom de se protegerem como pensam. Os equívocos sobre o bronzeamento são ainda bastante comuns.

Os especialistas dizem que é importante proteger a pele para prevenir o câncer e o envelhecimento prematuro. Estatísticas da Academia Americana de Dermatologia (AAD) indicam que o câncer de pele é o câncer mais comum nos Estados Unidos.

Veja também como fazer sua reparação de máquinas de lavar Lisboa.

Estima-se que 20% dos americanos terão câncer de pele em algum momento das suas vidas. Observa-se ainda que cerca de 9.500 pessoas são diagnosticadas com este tipo de câncer todos os dias. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) explica que o câncer de pele é causado pelos raios ultravioleta (UV) do sol, lâmpadas solares, ou camas de bronzeamento.

 

Nos homens, foi revelado que o câncer de pele aumentou 50%. Para manter uma saúde intacta é preciso se informar. O público masculino ainda é o que menos procura por médicos. Portanto, seja um problema sexual ou da saúde em geral, o ideal é procurar um médico (urologista no caso da parte sexual) o quanto antes.

 

Os raios UV podem danificar a pele, muitas vezes sob a forma de queimaduras solares. À medida que os danos se acumulam com o tempo, as pessoas podem experimentar um envelhecimento prematuro ou mesmo desenvolver câncer de pele.

Como se proteger melhor do sol

Recomenda-se o uso de vestuário e chapéus tanto quanto possível e a utilização de um protetor solar de FPS 30 ou superior em qualquer pele que esteja exposta.

 

Se estiver dentro de água durante algum tempo ou suando, reaplique de poucas em poucas horas. Fique debaixo de um guarda-sol quando puder, para não estar diretamente no sol.

Sugere-se ainda a utilização de protetores solares com creme ou loção em vez de sprays.

 

Quando se usa um spray, grande parte dele vai para o ar e não para a pele, por isso se tem menos proteção do que se pensa. Podem também deixá-lo com uma proteção desigual se não os esfregar completamente.

 

Além disso, evitar o sol, especialmente entre as 10:00h e as 15:00h, é a melhor forma de se proteger.

Contudo, os protetores solares são uma forma fácil, conveniente e eficaz de proteger a sua pele do sol. Faça sua aplicação 20 minutos antes de sair para obter os melhores resultados.

 

Aplique liberalmente – não seja mesquinho – a quantidade equivalente de uma a duas bolas de Ping-Pong em áreas expostas ao sol. Não se esqueça das áreas sensíveis, como o seu rosto, orelhas, parte de trás do pescoço, e topo dos pés, ou lugares de difícil acesso, como as suas costas.

 

Sugere-se ainda que é uma boa ideia comprar protetor solar em cada estação do ano, uma vez que eles expiram.

 

Além disso, uma roupa UPF (factor de protecção ultravioleta) e roupas de banho de proteção contra as erupções cutâneas são uma boa forma de se proteger. O vestuário UPF 50 pode bloquear 98% da radiação solar nociva, de acordo com a Skin Cancer Foundation.

 

Finalmente, aconselha-se o uso de chapéus com cobertura total e o investimento num par de óculos de sol de alta qualidade com proteção UVA e UVB.

 

Mitos de bronzeamento desmascarados

 

Muitos buscam o bronzeamento para se tornarem mais atraentes. É importante lembrar que bronzeamento não é remédio para aumentar a libido de ninguém. Em primeiro lugar, há a crença de que o bronzeamento é necessário para obter vitamina D. Não há razão para se colocar em risco de câncer de pele e de envelhecimento acelerado para obter vitamina D suficiente. Níveis adequados de vitamina D podem ser atingidos através de uma dieta adequada e da suplementação sem prejudicar a pele.

 

Existe também a concepção errada comum de que as pessoas com pele escura não precisam de proteção solar. As pessoas de pele mais escura ainda podem desenvolver câncer de pele e experimentar o fotoenvelhecimento (envelhecimento prematuro da pele causado pela exposição solar repetida. 

 

Muitos acreditam que apenas os raios UV são nocivos. Enquanto os UV são do tipo associado a queimaduras solares e câncer de pele, os UVA também são nocivos, na medida em que estão ligados ao envelhecimento e ao enrugamento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *