Plano de saúde familiar: O que é e como cotar um!

Caso você tenha interesse em saber mais sobre plano de saúde familiar e como cotar um, continue acompanhando a leitura, pois aqui iremos esclarecer tudo.

O que é plano de saúde familiar

Em um plano de saúde familiar, os membros de uma família fazem parte de um só contrato e podem ser atendidos pelos mesmos médicos hospitais e clínicas, confirme a rede de atendimento do plano de saúde que o titular contratou. Para se encaixar na categoria de plano familiar, o interessado no plano precisa ser pessoa física e incluir no mínimo duas pessoas do contrato. Como o nome já diz, o “plano familiar” dessa forma é preciso colocar mais pessoas já que não é um plano de saúde individual.

Os limites relacionados à inclusão de dependentes variam conforme cada operadora de saúde. Em alguns casos é necessário ter parentesco de até 3º grau consanguíneo com o titular do contrato ou então comprovar situação conjugal, com exceções previstas no contrato. Além disso, os dependentes do plano precisam ter no máximo 38 anos. Somente o cônjuge do titular não tem faixa etária de restrição. Não há limite também de beneficiários que podem ser inseridos no plano.

Quanto custa

O valor de um plano de saúde familiar possui base no número de pessoas que vão ter acesso ao convênio médico, o tipo de acomodação, a idade de cada pessoa, entre outras coisas. No momento de contratar um plano de saúde é necessário considerar todas as vantagens que esse plano irá trazer. Serviço como consultas, exames, internações e cirurgias, se formos analisar cada uma de modo particular eles trazem um grande gasto. Já o plano de saúde familiar possui um preço bem acessível.

Outra coisa que vale deixar claro é que o plano de saúde familiar pode trazer mais vantagens que o plano de saúde individual, relacionada ao custo. A taxa mensal única para o atendimento de toda a família fica mais em conta do que uma mensalidade para cada um.

Tipos de planos de saúde familiar

Planos contratados com CPF

Nesse modo de contratação, todos os beneficiados precisam possuir um vínculo familiar. A faixa de preços também irá representar somente um único cliente e não o tudo.

Planos de saúde com MEI ou CNPJ

Para contratar um plano de saúde empresarial familiar não é necessário que todos tenham um vínculo familiar. Mas, os valores podem variar conforme a faixa etária de cada beneficiário. É possível usar o seu CNPJ ou qualquer outro tipo de MEI, no entanto, é preciso que três ou duas pessoas sejam incluídas.

Planos contratados por adesão

Fazer o cálculo de quanto irá custar um plano por adesão além de depender da sua escolha de operadora e faixa etária, irá depender também da sua profissão e entidade de classe à qual você é vinculado. Por mais que seja muito fácil contratar um plano familiar de saúde por meio do CPF e incluir como dependentes pessoas com vínculo familiar, os valores costumam ser mais altos.

Como escolher um bom plano

Diferente de um plano de saúde individual, o plano de saúde familiar irá atender as necessidades de cada um dos integrantes. Dessa forma é preciso que a escolha esteja alinhado a suas vontades como também dos demais incluídos no plano. Você pode seguir algumas dicas que deixamos abaixo para conseguir um bom plano de saúde familiar.

Reveja a necessidade de cada membro da família

Caso você ou outro beneficiário do plano tenha o hábito de viajar frequentemente, é necessário visar a abrangência do plano de saúde. Contratando um plano que possui abrangência nacional, por exemplo, o atendimento será feito por todo o território do país e, caso apareça alguma emergência médica, o indivíduo poderá ter atendimento quando estiver fora da sua cidade ou estado.

Faça uma análise do valor

Depois de verificar qual é a necessidade de cada membro, é necessário decidir se é uma boa opção adquirir um plano com coparticipação ou sem coparticipação. A coparticipação é um tipo de plano de saúde em que o cliente possui uma participação (com um percentual pré-determinado) na despesa de determinados procedimentos previstos em contrato, como consultas, terapias e exames. Esse tipo de plano traz mais possibilidade de economia relacionada ao custo total do plano de saúde.

Antes de decidir, veja a frequência que você e seus familiares utilizam de serviços médicos

Visando ainda o seu orçamento, você deve escolher uma modalidade de plano de saúde que traga acomodação em caso de internação. As acomodações oferecidas são enfermaria, apartamento, entre outros. Isso vai depender de onde você irá cotar o plano.

Plano de saúde Familiar ou Individual?

Em geral, os planos familiares trazem mais vantagens do que os planos individuais em relação aos valores. A mensalidade é uma só para o atendimento de toda a família, sendo assim, o valor fica mais barato do que uma mensalidade para cada membro do grupo. Além disso, os reajustes da mensalidade anual dos planos individuais são mais caros.

O plano de saúde individual comparado ao familiar só traz vantagem quando o histórico de um membro do grupo diverge dos outros e o atendimento tem de ser especializado. Caso contrário, a melhor opção é optar por um plano familiar.

Vale a pena cotar um plano de saúde familiar?

Se formos considerar todos os serviços oferecidos por um plano de saúde familiar, tais como consultas, exames, internações e medicamentos, caso fossemos obter cada um particularmente ia custar um preço bastante alto. Contratar um plano de saúde é bem interessante e se formos comparar aos serviços prestados pela rede pública de saúde, que não está lá essas coisas, chama ainda mais atenção.

Não é difícil achar alguém que precise fazer consultas e exames ou até mesmo uma cirurgia de urgência e não possui o dinheiro para pagar todos os custos, por isso o plano de saúde é muito importante. Sendo assim, o plano de saúde é uma boa opção pelo seu preço acessível.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *