Quando se mergulha no marketing dos motores de busca (SEM), há muitos termos e acrónimos a entender.
Mas no final, tudo se resume a onde o seu website aparece numa página de resultados de motores de busca (SERP) e se compra essa classificação com tácticas pagas ou se otimiza para ela com tácticas orgânicas ou gratuitas.
Por outras palavras, marketing de pesquisa orgânico versus marketing de pesquisa pago.
Quando se trata do que é melhor para o seu negócio e qual o caminho que deve seguir, a resposta é ambos. Isto porque os seus anúncios de pesquisa paga terão muito mais sucesso combinado com uma grande optimização orgânica do seu site (também conhecida como SEO).
Da mesma forma, os seus esforços de optimização orgânica serão ajudados pelos conhecimentos que os seus anúncios pagos proporcionam.
O que é o marketing de pesquisa orgânica?
O ‘Organic search marketing’ é quando a sua empresa investe em tácticas para melhorar as classificações naturais do seu site nos SERPs.
Os motores de busca classificam os sites por relevância para a palavra-chave digitada na pesquisa, pelo que muito do marketing de pesquisa orgânica envolve assegurar que os seus títulos, etiquetas, meta-descrições, URLs, palavras-chave, e o conteúdo nas suas páginas de destino e blogs são altamente relevantes para os seus potenciais clientes.
Todo este esforço tem um nome: SEO, Search Engine Optimization. SEO é um jogo a longo prazo que requer a atenção regular da pessoa que mantém o seu site.
Pode levar seis meses ou mais para chegar à primeira classificação de páginas, e uma vez lá, é necessária uma manutenção contínua para garantir a sua permanência.
Mas pode ver resultados anteriores em termos de aumento de tráfego e interesse do cliente desde o dia em que começa a optimizar o seu site.
O que é marketing de pesquisa pago?
Com o marketing de pesquisa paga, um anunciante paga essencialmente para comprar uma classificação imediata numa página de resultados, acima dos resultados de pesquisa orgânica e outros elementos SERP, tais como um snippet em destaque ou uma secção “as pessoas também perguntam”.
Pode encontrar marketing de pesquisa pago chamado Pay-Per-Click (PPC) marketing ou publicidade PPC.
Isto porque com anúncios PPC, o anunciante só paga quando alguém clica no seu anúncio, e este é o tipo mais comum de anúncio de pesquisa.
Os anúncios de pesquisa paga ou anúncios PPC são normalmente anúncios de texto, mas podem envolver imagens, tais como anúncios de listas de produtos ou anúncios gráficos em sites parceiros.
Numa pesquisa paga ou campanha PPC, os anunciantes preocupam-se geralmente em melhorar as classificações de qualidade dos seus anúncios e a relevância das palavras-chave para as páginas de destino, a fim de obter uma melhor classificação do anúncio e um custo mais baixo nas três posições disponíveis numa SERP.
Qual é a diferença entre a pesquisa orgânica e a paga?
As principais diferenças entre o marketing da pesquisa orgânica e paga são em termos de tempo e dinheiro.
Com anúncios de pesquisa paga, está basicamente a pagar por resultados imediatos nas classificações dos motores de busca nas páginas de resultados do Google, Bing ou outros motores de busca.
Com tácticas de marketing orgânico, está a investir em resultados a longo prazo na classificação de páginas de resultados em motores de busca.
Pode demorar mais tempo a obter o seu site na primeira página, mas pode consegui-lo sem orçamento, e a classificação orgânica pode durar muito mais tempo do que uma classificação de anúncios pagos.
A pesquisa orgânica ou paga é melhor para o seu negócio?
Embora só possa fazer uma pesquisa orgânica ou paga, isso teria um impacto negativo nos seus resultados. Dito isto, se só puder prosseguir uma, decida se precisa de resultados rápidos a curto prazo. Sim? Faça uma pesquisa paga.
Ou tem tempo para perseguir resultados contínuos a longo prazo que requerem manutenção e optimização a longo prazo? Nesse caso, a pesquisa orgânica será melhor para o seu negócio.
O que é o Google Ads?
Anúncios Google é a plataforma através da qual gere os seus anúncios e campanhas de pesquisa paga que aparecem no Google. Bing, Yahoo, Baidu e outros motores de busca têm as suas próprias plataformas para a gestão de anúncios.
Costumava chamar-se Google AdWords, por isso, se estiver a ler ou a pesquisar, lembre-se que qualquer informação referente ao AdWords é mais antiga (e pode estar desactualizada!).