Com a internet, redes sociais e dispositivos inteligentes envolvidos, tudo mudou.
O marketing é uma das áreas que mais teve de se adaptar a esta nova realidade, a ponto de fazer com que estudar marketing digital se torne algo totalmente obrigatório para profissionais com larga experiência no setor, ou mesmo para quem quer começar a melhorar a sua comunicação habilidades na rede de redes.
Esse ramo do marketing exige estar atento a muitas outras variáveis, conhecer outros fatores que falam de engajamento nas publicações, tempos de permanência, taxas de rejeição, CPC, CPM e mil outros detalhes.
No entanto, se há um em especial que deve chamar nossa atenção, sem dúvida é a taxa de conversão. Essa métrica é uma das mais importantes para qualquer profissional de marketing online.
Taxa de conversão: tudo o que você precisa saber
A taxa de conversão, ou CR, é fundamental para qualquer negócio que se mova no cenário digital.
É uma variável que faz parte dos 3 KPIs fundamentais da análise de negócios, juntamente com o ticket médio e as fontes de tráfego.
Também conhecida como Taxa de Conversão, a Taxa de Conversão é a porcentagem do total de usuários que realizam uma ação específica. Isso pode ser desde fazer uma compra até registrar-se em um site ou baixar um arquivo.
Para calcula-lo, você tem que fazer um cálculo muito simples. Basta dividir o número de pessoas que realizaram a ação em um site pelo número de usuários únicos que o visitaram.
Assim, o resultado obtido é multiplicado por 100 e obtém-se a porcentagem que queríamos saber. Felizmente, muitas ferramentas modernas de análise de métricas fazem esse cálculo automaticamente.
Em geral, o CR tende a oscilar entre 1% e 3%, ou o que dá no mesmo, entre 1 e 3 pessoas em cada 100 que entram em um site realizam a ação desejada pela empresa.
Também deve ser observado que muitas campanhas levam diretamente a uma página de destino, ou página de destino, na qual a frase de chamariz aparece em primeiro plano. Assim, essas taxas de conversão podem aumentar consideravelmente.
O que influencia a taxa de conversão?
Existem muitas variáveis que afetam a taxa de conversão. No entanto, existem fatores muito mais influentes do que outros. A seguir, vamos listar e detalhar os mais relevantes:
Relevância: se os usuários que entram na web encontram facilmente o que procuram, o CR aumenta.
Para fazer isso, você deve destacar as palavras-chave reveladas com o motivo pelo qual foram inseridas e que levam à ação desejada. Você tem que dar relevância.
Distrações: quanto mais elementos estiverem presentes na página de destino, mais fácil será para os usuários se distraírem e as conversões caírem. Muitas imagens, animações e outros elementos podem causar isso.
Clareza: ligado ao acima, quanto mais clareza houver para o call to action, quanto mais fácil e legível for o que se quer dizer, mais conversões haverá. O conteúdo deve ser sempre fácil de entender.
Urgência: Esse fator faz com que o usuário tenha pressa para realizar a ação, você deve criar urgência, definir prazos ou utilizar outros mecanismos para que ele hesite menos.
Proposta de valor: o que você oferece aos visitantes é valioso? Se não for, a taxa de conversão cairá. Você deve oferecer algo de valor e, acima de tudo, ser capaz de comunicá-lo com clareza. Se o produto/serviço é realmente bom, você tem todo o trabalho quase pronto.
Como você se dá bem com uma estratégia de SEO?
SEO e taxa de conversão andam de mãos dadas. O relacionamento deles é parte da espinha dorsal de qualquer negócio que esteja navegando nas águas do oceano digital.
Por que nós dizemos isso? Porque a otimização de mecanismos de busca orgânica (SEO) exige que uma boa experiência do usuário seja oferecida no site.
A satisfação do visitante é uma das suas máximas, pois só assim consegue uma melhor posição nos resultados de pesquisa.
O melhor de tudo é que essa, justamente, também é uma das taxas máximas de conversão. Se você deseja melhorá-los, deve proporcionar aos seus visitantes uma experiência satisfatória e sólida.
É necessário saber o que procuram os que entram no seu site, ver como satisfazer essa necessidade e, sobretudo, certificar-se de que sabem que, se entrarem, encontrarão exatamente o que precisam.
Às vezes, pode parecer que estamos falando de SEO ou CR, pois a linha pela qual ambos se orientam é praticamente a mesma. São as duas faces da mesma moeda, aquela que faz o seu negócio crescer e ter sucesso.