Se você usa o Facebook ou Facebook Ads como parte da estratégia de marketing da sua marca, gerenciar páginas e contas de anúncios do seu perfil pessoal não é a melhor opção.
Para colaborar em equipe de maneira profissional e proteger sua privacidade, você precisa do Facebook Business Manager.
Com esta ferramenta, você terá muitas opções para gerenciar suas páginas e contas de anúncios em um só lugar. Também é muito fácil de configurar e gerenciar. Continue lendo e vamos dizer-lhe como fazê-lo passo a passo.
O que é o Facebook Business Manager e quando devo usá-lo?
O Business Manager é uma ferramenta do Facebook projetada para ajudar você a organizar e gerenciar a presença da sua marca.
Com uma conta do Business Manager, você pode gerenciar diferentes páginas e contas de publicidade e ter controle total sobre quem tem permissão para acessar o quê.
Seus colaboradores não poderão ver seu perfil do Facebook, apenas seu nome, endereço de e-mail da empresa e as páginas e contas de publicidade às quais você tem acesso. Esta ferramenta funciona tanto para o Facebook quanto para o Instagram.
É recomendável criar uma conta do Facebook Business Manager nesses casos.
Se você precisar solicitar acesso às páginas ou contas do seu cliente como anunciante ou analista.
Se você precisar de mais de uma conta de publicidade. Com esta ferramenta, você pode criar contas separadas para cada cliente ou empresa, usar diferentes métodos de pagamento para anúncios e organizar seus relatórios de desempenho publicitário de acordo com cada objetivo.
Se você trabalha em equipe. Se você colaborar com uma equipe de marketing, poderá usar o Gerenciador de Negócios do Facebook para atribuir e gerenciar permissões.
Você pode conceder diferentes níveis de acesso às contas e páginas de anúncios que gerencia e ver quem está trabalhando em cada uma delas.
Você também pode usar essa ferramenta para dar acesso a fornecedores e parceiros para ajudar a criar, publicar ou gerenciar suas páginas e anúncios.
Se você precisar de estatísticas e relatórios sobre o desempenho de seus anúncios. Com o Business Manager, você pode acompanhar o desempenho dos anúncios em suas diferentes contas de anúncios e obter relatórios detalhados sobre eles.
Se você está preocupado com a segurança do seu negócio no Facebook. Além de proteger sua privacidade, o Facebook Business Manager está implementando novas ferramentas de proteção por meio de sua central de segurança para garantir que você mantenha o controle de suas páginas e contas de anúncios o tempo todo.
Também é importante esclarecer que o Facebook Business Manager e o Facebook Business Suite não são a mesma coisa.
Ambas são ferramentas do Facebook voltadas para profissionais de marketing, mas as últimas incluem opções de comunicação com seus seguidores, nutrição de leads, agendamento de postagens e muito mais.
Como usar o Gerenciador de Negócios do Facebook
Para criar uma conta do Facebook Business Manager, a primeira coisa que você precisa é ter um perfil pessoal no Facebook.
Você pode fazer login no Gerenciador de Negócios com seu nome de usuário e senha (a opção mais segura) ou com um endereço de e-mail e senha. Observe que você só pode criar duas contas do Gerenciador de Negócios por vez.
Para criar sua conta do Facebook Business Manager, basta seguir estas etapas.
- Faça login em business
- Clique em Criar conta.
- Insira seu nome comercial, seu nome e seu endereço de e-mail comercial e clique em Avançar.
- Insira os dados da sua empresa e clique em Enviar. Feito!
Como adicionar contas de publicidade ao seu gerenciador de negócios
O Gerenciador de Negócios do Facebook permite que você adicione suas próprias contas de publicidade e obtenha acesso às contas de outras pessoas ou empresas. Existem três maneiras de adicionar uma conta de publicidade.
Adicionar uma conta de publicidade: se você escolher esta opção, a conta será movida permanentemente para o Gerenciador de Negócios e você não poderá desfazer a ação.
Para fazer isso, você deve ser o proprietário da conta e um administrador no Gerenciador de Negócios, e a conta não deve pertencer a outro Gerenciador de Negócios.
Observe que você só pode adicionar uma conta de publicidade da sua conta pessoal do Facebook no Gerenciador de Negócios.
Solicitar acesso a uma conta de publicidade: com esta opção, você pode solicitar ao administrador de outro Gerente de Negócios que lhe dê permissão para trabalhar em sua conta de publicidade.
Crie uma conta de publicidade: você pode criar uma nova conta de publicidade diretamente do seu Gerenciador de Negócios.
Esta conta não pode ser transferida para um usuário que não tenha um Gerenciador de Negócios. Observe que há um limite para o número de contas que você pode ter ao mesmo tempo, dependendo do seu nível de gastos.
Para adicionar uma conta de publicidade, siga estas etapas.
Faça login nas Configurações de negócios.
Clique em Contas -> adicionar contas ->. Adicionar.
Escolha uma das três opções mencionadas aqui: adicionar uma conta, solicitar acesso ou criar uma conta. Nos dois primeiros casos, você terá que especificar o identificador da conta.
Siga as instruções que aparecem para selecionar as pessoas e os níveis de acesso.