Melhores opções de alimentos para quem tem alergia à lactose. Veja.

A intolerância à lactose é um grande problema de muitas pessoas,  principalmente se considerarmos que o leite e derivados dele estão presentes no nosso dia a dia,  o que faz com que consumir até mesmo os alimentos mais tradicionais como queijos e manteiga seja um processo que vai gerar duros problemas.

 

O grande  problema de toda essa situação é que a esmagadora maioria das receitas e alimentos que consumimos hoje em dia levam o leite ao menos de uma forma indireta, o que faz com que a pessoa que possui intolerância à lactose precisa andar o tempo todo com os medicamentos ou se prive por completo de receitas sensacionais.

 

O próprio conceito de intolerância à lactose é um tanto quanto controverso,  afinal de contas nós seres humanos somos classificados como mamíferos,  ou seja, uma das nossas maiores características é a produção de leite nas glândulas mamárias para o consumo próprio,  o qual na maioria das vezes é consumido pelos bebês e crianças.

 

Sendo assim o leite é um alimento  indispensável para a vida humana, afinal de contas ele é o único alimento que é consumido pelos bebês no início de sua vida, ou seja,  a intolerância à lactose pode ser extremamente prejudicial para as pessoas, uma vez que elimina do cardápio uma grande quantidade de alimentos e o principal meio de se conseguir nutrientes no início da vida.

 

A intolerância à lactose surge na vida do indivíduo quando ele perde a eficiência ou a completa a capacidade de digerir um dos açúcares que estão presentes no leite e seus derivados.

 

O que pode causar diversos danos à saúde do indivíduo,  após a ingestão da lactose Não importando qual é a sua origem, cerca de 30 a 120 minutos a pessoa já consegue sentir dores abdominais,  gases,  diarreia,  náusea  e sensação de barriga inchada.

 

A gravidade do caso vai depender bastante de algumas variáveis,  como por exemplo o nível de tolerância da pessoa  e até mesmo a quantidade de alimento que foi ingerida,  sendo assim existem até mesmo pessoas que possuem intolerância em níveis baixos e que conseguem consumir alimentos tranquilamente e lidam com os problemas de forma mais tranquila.

 

Os estudos a respeito da intolerância à lactose ainda estão sendo feitos,  e a cada dia que se passa se descobre mais e mais acerca dessa condição,  o que se sabe exatamente hoje em dia é que pessoas que nasceram na Europa ou na Ásia possuem uma maior probabilidade de desenvolver tal problema. 

Na maioria das pessoas a intolerância se desenvolve a partir da idade adulta ou adolescência,  uma vez que, a partir dos 3 anos de idade a quantidade de lactase que é a enzima responsável por quebrar as moléculas de lactose diminui drasticamente.

 

Além disso, fatores genéticos também influenciam no desenvolvimento do problema de saúde, assim como os hábitos, por exemplo, uma pessoa que passa muito tempo sem consumir leite ou derivados, quando retorna sofrerá com intolerância, uma vez que o organismo entendeu que não é necessário a produção da lactase.

 

Receitas para intolerantes a lactose

Com o olhar superficial acerca deste assunto,  pode até parecer algo bobo a intolerância à lactose,  uma vez que não oferece riscos à vida.

 

Não se deixe enganar,  uma vez que uma pessoa lactante tolerante em frente a diversos problemas por conta de sua condição,  e o fato de não oferecer risco à vida não significa que os danos à saúde não são extensos.

 

Sofrer de dores estomacais inchaços e náuseas toda vez que ingerir algum alimento que contém leite pode ser um grande problema,  afinal de contas,  os derivados estão presentes na rotina das pessoas, por isso, se você está interessado em se livrar de uma vez por todas destes problemas, confira essa lista das melhores receitas e alimentos para lacto intolerantes.

Leite de amêndoas

Mesmo com uma pessoa que  possui organismo que não é capaz de quebrar as enzimas da lactose,  ainda assim é possível consumir leites que possuem outra origem, como o leite de amêndoas por exemplo.

 

Sendo a melhor opção para quem não sabe receitas de alimentos que não levam derivados e até mesmo bolo sem leite.

 

Ele passou o preço um pouco mais elevado em comparação aos demais leites,  mas ainda assim é uma ótima opção.

Laticínios sem lactose

A grande maioria dos alimentos consumidos no dia a dia que Teoricamente era para possuir lactose,  possui também a  sua versão para pessoas lactose intolerantes, que é feita da forma tradicional, porém há também a adição das enzimas lactase em sua composição, de forma que ao ingerir você não vai sofrer com as dores estomacais.

 

Existem diversas opções, como leite sem lactose, queijo, requeijão, iogurte e muito mais.

 

Leguminosas

Uma das melhores formas de se conseguir os nutrientes e proteínas necessárias para o funcionamento do organismo sem ingestão de leite ou derivados é por meio das leguminosas como por exemplo: feijão, soja, lentilha e grão de bico.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *