Os amantes do esporte já sabem que o tênis significa muito mais do que bater uma bola com uma raquete sobre a rede.
O tênis é sinônimo de resistência, potência, força física e mental, disciplina, beleza e elegância para o deleite do público.
No artigo de hoje, veremos os melhores tenistas russos que já estiveram na quadra de tênis.
Maria Sharapova
Talentosa e extraordinariamente bela, Maria Sharapova é uma das melhores tenistas femininas.
Maria Yuryevna Sharapova nasceu em 19 de abril th de 1987, em Nyagan, Rússia.
Ex-tenista profissional que se destacou por suas habilidades e beleza, Maria Sharapova é a primeira tenista russa a vencer Wimbledon.
Mesmo jogando sob a bandeira russa, Maria é residente permanente nos EUA desde 1994.
Entre 2001 e 2020, Maria competiu no WTA Tour e foi classificada como a número 1 do mundo em simples cinco vezes, em um total de nada menos que 21 semanas.
Ela também detém uma medalha de prata olímpica em simples feminino (Olimpíadas de Verão de Londres 2012).
Ela é a única mulher russa a ter um Grand Slam de carreira.
Maria Sharapova tornou-se número 1 do mundo, ela tinha apenas 18 anos e tornou-se a primeira jogadora de tênis feminino russo para torná-lo para o top 10.
A partir desse ponto, Maria ganhou cinco títulos de Grand Slam: duas vezes o Roland Garros, uma vez o Australian Open, uma vez Wimbledon e uma vez o US Open.
Ela ganhou um total de 36 títulos, incluindo as finais da WTA em 2004, além de sua carreira de simples, Maria também ganhou três títulos de duplas.
Graças à sua excelente carreira, em junho de 2011, a Time a nomeou uma das “30 lendas do tênis feminino: passado, presente e futuro”, enquanto o Tennis Channel a nomeou uma das “100 maiores de todos os tempos” em março de 2012.
Marat Safin
Uma das melhores atletas em sua modalidade, Marat Safin Mubinovich nasceu em 27 de janeiro th de 1980, em Moscou.
Tanto Marat quanto sua irmã, Dinara, herdaram o amor de sua mãe pelo tênis, sendo a única dupla de irmão e irmã a alcançar o primeiro lugar no ranking.
Marat alcançou o ranking mundial de simples número 1 da ATP em novembro de 2000 e o manteve por nove semanas, enquanto sua irmã alcançou o jogador número 1 mundial da WTA em 2009.
Sua mãe, Rauza Islanova, foi a primeira treinadora de Marat.
Marat tornou-se profissional em 1997 e, no US Open de 2000, conseguiu derrotar Pete Sampras para conquistar seu primeiro título de Grand Slam.
Em 2005, ele venceu o Aberto da Austrália, em 2002 e 2006, ele ajudou a equipe russa a vencer a Copa Davis.
Marat é o primeiro tenista russo a chegar às semifinais de Wimbledon e o primeiro tenista russo a ser introduzido no Hall da Fama do Tênis Internacional (2016).
Anna Kournikova
Anna Kournikova Sergeyevna nasceu em 7 de Junho de 1981, em Moscou.
Quando tinha apenas 14 anos, Anna estreou no tênis profissional, tornando-se a jogadora mais jovem a vencer a Fed Cup pela Rússia.
Quando ela tinha apenas 15 anos, ela participou do US Open, aos 16 anos, ela chegou às semifinais de Wimbledon.
Em 1996, Anna ganhou o prêmio WTA Newcomer of the Year, no entanto, mesmo que ela nunca tenha conquistado um título de simples, ela conseguiu alcançar a 8ª posição do mundo em 2000.
Seu sucesso viria de jogar em duplas, com Martina Hingis, sua parceira de duplas, Anna chegou ao primeiro lugar do ranking mundial, conquistando dois títulos de Grand Slam no Aberto da Austrália e o Campeonato WTA duas vezes (em 1999 e 2002).
Como resultado, Martina e Anna se autodenominaram as “Spice Girls do Tênis”.
Em 1999, Anna e Martina ganharam o prêmio WTA Doubles Team of the Year.
Yevgeny Kafelnikov
Kafelnikov fez história nacional quando se tornou o primeiro tenista russo a alcançar o número 1 do mundo no ranking da ATP em maio de 1999.
Ele ocupou o cargo por seis semanas, no ano seguinte, Marat Safin também alcançará o número 1 do mundo.
Mas Yevgeny faria história nacional novamente em 1996, tornando-se o primeiro jogador russo a ganhar um título de Grand Slam em Roland Garros.
Ele está entre os poucos tenistas a ganhar os títulos de duplas e simples no mesmo torneio. Em 1999, ele também venceu o Aberto da Austrália.
Entre outras conquistas, podemos destacar a medalha de ouro em simples nas Olimpíadas de Sydney 2000 e a Copa Davis (2002), conquistada pela seleção russa.
Em duplas, Kafelnikov venceu três vezes em Roland Garros (1996, 1997 e 2002) e uma vez no US Open (1997).
Entre 1997 e 2001, ele também ganhou a Copa do Kremlin cinco vezes seguidas. Em 2019, Kafelnikov foi introduzido no Hall da Fama do Tênis Internacional.
Dinara Safina
Dinara Safina conquistou seu primeiro título WTA em Sopot (2002) e foi vice-campeã de simples no Aberto da França (2008), Aberto da Austrália (2009) e Aberto da França (2009).
Em abril de 2009, Dinara Safina se tornou a segunda tenista russa, depois de Maria Sharapova, a alcançar a primeira posição mundial da WTA.
Em 2007, Dinara Safina e Nathalie Dechy venceram as duplas femininas no US Open.
Em 2008, ganharia uma medalha de prata olímpica em simples nos Jogos Olímpicos de Verão realizados em Pequim.
Dinara Safina detém um total de 12 títulos na carreira.
Veja as melhores notícias sobre futebol na VG Sports.