Que o mercado de programas de afiliados é um dos mais rentáveis em todo o mundo, ninguém tem dúvida. Basta ler alguns dos melhores estudos na área para perceber que o negócio de programas de afiliados será a maior aposta das empresas para o futuro.
Num estudo elaborado pela Forrester Consulting para a Rakuten LinkShare ficamos sabendo que o negócio de afiliados irá movimentar mais de 4.5 bilhões de dólares até 2016, um valor extremamente elevado e que espelha bem as oportunidades existentes nesse mercado fantástico de monetização.
Depois de termos falado das vantagens de usar Afiliados em seus projetos, gostaríamos de mostrar também alguns dados interessantes relacionados a esse mercado de monetização.
De acordo com o estudo acima citado, o mercado de afiliados vai chegar nos 4.5 bilhões de dólares até 2016. Este valor representa um crescimento de 17% de 2001 até 2016, e a tendência será para que continue crescendo à medida que vão aparecendo mais empresas e, logicamente, uma maior concorrência entre essas empresas, publishers, blogueiros e afiliados.
Este estudo inclui também alguns dados interessantes relacionados ao tráfego que os afiliados recebem em seus sites e o qual lhes permite gerar a maior parte das suas receitas.
De acordo com a Forrester Consulting, a grande maioria dos blogueiros e publishers irão realizar suas vendas por meio de tráfego dos motores de busca (pago ou natural).
Ainda assim, o investimento em campanhas de PPC com Afiliados irá representar apenas 16% do total de investimento realizado com publicidade na internet, o que significa que haverá muito por onde crescer nos próximos anos nessa área.
Compradores procuram por cupons e oportunidades antes de comprarem
De acordo com o mesmo estudo, cerca de 55% das pessoas tende a procurar por cupons ou oportunidades antes de fechar um negócio na internet, e geralmente realizam buscas na internet e comparam as ofertas de diversos sites antes de efetivarem a sua compra. Isto significa que afiliados que consigam negociar parcerias estratégicas, margens superiores, exclusividade em determinadas ofertas, etc., terão uma maior vantagem sobre os seus concorrentes.
Resposta a ofertas promocionais – Compradores ativos são normalmente quatro vezes mais susceptíveis a experimentar uma nova marca depois de receberem uma oferta. Compradores online que respondem regularmente as promoções são cinco vezes mais propensos a reconsiderar uma marca e duas vezes mais propensos a finalizar uma compra depois de visualizarem uma oferta.
Pesquisa em múltiplos sites – Compradores online visitam em média três ou mais sites para comparar preços e ofertas antes de comprarem qualquer item.
Ofertas melhores fora das marcas – Os compradores online acreditam que as melhores ofertas, cupons e descontos são encontrados em sites e blogs especializados no assunto, do que diretamente nos sites das marcas.
Este gráfico demonstra que em média os consumidores visitam entre dois a três sites antes de realizarem uma compra. Isto significa que não basta ser afiliado, é necessário estar bem posicionado e ter a informação que o seu usuário realmente procura. Além disso, este gráfico mostra que você não precisa ser um dos primeiros resultados do Google para ainda assim conseguir gerar vendas por meio dos programas de afiliados.
Marcas confiáveis geram mais vendas
Na maioria das vezes, um usuário que procura por algo está mais inclinado a realizar uma compra de um produto de uma marca que ele reconhece, do que propriamente de uma marca nova e/ou inexistente no mercado.
Este gráfico indica que em média 57% dos usuários que compram na internet têm maior tendência para comprar produtos que veem anunciados em diversos websites e blogs, do que propriamente produtos que são apenas anunciados no site da empresa/marca. Isto significa que você deverá procurar investir na promoção de produtos que os seus concorrentes também promovem e/ou produtos que são anunciados por outros canais de mídia. Quanto mais confiável for o produto aos olhos do consumidor, maiores serão as suas chances de gerar conversões.
Ao comprar online, um usuário que costuma visitar quatro ou mais sites antes de realizar a sua compra, gasta em média $1,780 dólares por ano em compras na internet através de sites afiliados.
Um usuário que visita menos de quatro sites antes de realizar as suas compras, gasta em média um valor mais baixo: $1,330 dólares por ano
Isto significa que os usuários que comparam mais os produtos e procuram mais ofertas e descontos, acabam comprando e investindo mais dinheiro ao longo de um ano.
Mobile será uma tendência crescente
Juntando o crescimento exponencial do investimento realizado pelas empresas no negócio de Afiliados, o mercado Mobile irá também crescer, mas provavelmente a um ritmo mais acelerado. Com uma tendência cada vez mais crescente de usuários acessando sites e blogs por meio de smartphones e tablets, e principalmente realizando compras através dos seus dispositivos móveis, a tendência será também para uma maior exploração da área mobile através de programas de afiliados. Hoje, já existem várias empresas com ofertas especializadas em mobile, através de anúncios de banner, vídeo já deixo a dica de aumentar visualização no youtube e outros formatos otimizados para dispositivos móveis, com o intuito de gerar conversões junto desse grupo de usuários.
Conclusão
Espera-se que os próximos anos sejam fantásticos no que diz respeito à monetização com programas de afiliados. Com a entrada de mais empresas no mercado, novas tecnologias, mais ofertas, maior concorrência e acima de tudo mais dinheiro, a tendência será existirem mais blogueiros e publishers se beneficiando desta oportunidade fantástica de monetizarem o seu tráfego por meio deste tipo de oferta. Portanto, se ainda não trabalha com Afiliados, esta é a oportunidade certa para começar a fazer. Se já trabalha, este é o momento certo para dar uma alavancada nas suas conversões e nos seus rendimentos!
Fonte: Afiliados Brasil
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