Como identificar fraude no cartão de crédito?

A forma mais fácil e rápida de realizar compras online é através do cartão de crédito, porém eles não são perfeitos. As fraudes estão por toda parte, tornando-se um problema comum no dia-a-dia das pessoas. Por isso, é essencial que o usuário saiba como identificar fraude no cartão de crédito.

 

Além disso, as fraudes de cartão de crédito ocorrem quando alguém usa seus cartões de crédito sem sua permissão. Por exemplo, fazer compras ou sacar dinheiro. 

 

Desse modo, pode acontecer quando alguém rouba seu cartão de crédito físico ou quando os dados do seu cartão de crédito ficam expostos e utilizam esses dados na internet.

 

O golpe é utilizado para obter as informações do seu cartão de crédito. Podendo ser de uma forma bem simples como um telefonema de alguém fingindo ser o emissor do seu cartão. 

 

Existem também golpes mais complexos que envolvem páginas fakes projetadas para se parecer com a página de login oficial do banco emissor.

Como os bancos identificam as fraudes?

Os bancos desenvolveram ferramentas extremamente sofisticadas para detectar fraudes. Assim, a emissora do cartão de crédito monitora todas as transações do seu PicPay Card

 

Depois disso, o emissor do cartão de crédito usa algoritmos complexos no computador em busca de transações incomuns. Por exemplo, se você raramente sai de sua cidade e seu cartão é usado em outro estado, o emissor do cartão pode sinalizar seu cartão como uma possível fraude.

 

Dependendo do banco, as transações sinalizadas podem ter uma variedade de resultados. Alguns bancos irão enviar uma mensagem de texto, nesse caso, possibilitando que o cliente confirme se é ele quem está fazendo a compra ou não.

 

Em alguns casos, o banco pode negar a compra realizada pelo cliente, especialmente se a emissora do cartão de crédito não conseguir entrar em contato. Um exemplo, seria utilizar o cartão em outro país sem o conhecimento prévio do banco. 

 

Além disso, a transação também pode ser negada se você tentar fazer uma compra em um site conhecido por atividades fraudulentas.

Como identificar fraude no cartão de crédito?

Embora os titulares dos cartões não tenham os algoritmos sofisticados que as empresas de cartões usam, você ainda pode identificar fraude no cartão de crédito. Um exemplo, seria ficar de olho no extrato do seu cartão.

 

O cliente deve verificar suas transações pelo menos uma vez por mês e se caso detectar uma compra que não fez, contestar a cobrança imediatamente. Além disso, em casos de perda ou furto do cartão você deve comunicar ao banco o mais rápido possível.

 

Não se esqueça de verificar regularmente seu extrato de transações em busca de sinais de fraude de cartão de crédito e denuncie imediatamente todas as compras que você não efetuou.

Fui vítima de um golpe de cartão de crédito, o que fazer?

Assim que você souber que foi enganado, denuncie e conteste quaisquer transações fraudulentas do seu cartão de crédito. Nesse caso, o banco disponibiliza canais online e telefone para receber essas contestações.

 

Em seguida, faça um boletim de ocorrência, observe o extrato do cartão de crédito e preste atenção a todas atividades em sua conta para detectar uma possível fraude adicional. Do mesmo modo, você pode solicitar ao banco que ele faça o bloqueio do cartão.

 

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