Tudo o que você precisa saber na hora de contratar um seguro de automóvel

Contratar um seguro de carro não é tão fácil quanto parece, é necessário analisar vários pontos para que você possa fazer um bom negócio, mas com certeza sabendo todos os pontos a observar na hora de contratar um seguro de automóvel você vai fazer a escolha certa e ficará protegido e seguro em caso de qualquer tipo de acidente ou imprevisto.

como contratar um seguro de automóvel

De uma maneira geral, o mais importante nisso tudo é você não ficar andando com seu carro por aí sem ter um seguro auto, isso porque você pode ter prejuízos grandes e que vão fazer você se arrepender de não ter contratado um seguro de automóvel antes.

A prioridade que estamos falando independente se você comprou um carro zero ou um carro seminovo é a sua proteção e a das pessoas que andam dentro do carro com você, e não jogar na lata do lixo o investimento que você fez em seu novo veículo. No decorrer deste artigo vamos mostrar as principais dicas para você fazer a melhor contratação de um seguro de automóvel, assim você não vai ter dúvidas na hora de escolher o seu. 

Como fazer uma cotação de seguro de automóvel?

Para você iniciar o processo de como contratar um seguro é necessário fazer uma pesquisa sobre as principais seguradoras e seus preços, nunca feche seu seguro com a primeira seguradora que você fazer a cotação, analise todo o pacote que você tem direito em cada seguradora.

como contratar um seguro de automóvel

O valor do seguro a ser contratado pode variar bastante de seguradora a seguradora pelos seguintes pontos:

  • A empresa escolhida
  • O tipo de cobertura que o seguro cobre.
  • O valor do seu carro
  • Taxa da franquia

Um ponto principal para fazer a escolha de seu seguro de automóvel, é escolher aqueles que atendem às suas necessidades, o seguro precisa estar com um preço que te agrade, ou seja, um preço que não te prejudique em pagar e que não atrapalhe as suas despesas mensais.

Referência de amigos e familiares.

Com certeza alguém da sua família ou até mesmo seus amigos possuem um seguro de automóvel, entre em contato com eles e peça referências sobre como é o atendimento do seguro que eles possuem, o preço, e o que o seguro cobre em caso de algum tipo de acidente, com certeza vendo as referências de seus amigos e familiares você pode chegar em uma seguradora que chegue às suas expectativas.

Buscar referências sobre a seguradora escolhida.

É necessário também buscar algum tipo de informação ao chegar em um nome de seguradora, isso porque existem diversas seguradoras e até golpes que pedem que o cliente faça o pagamento antecipado da mensalidade do seguro e que nunca mais aparecem na sua vida, ou seja, você caiu em um golpe.

Para que isso não aconteça sempre analise esses pontos que vamos mostrar a seguir para fazer a melhor contratação de seu seguro de automóvel:

  • Sempre busque avaliações de usuários nas redes sociais
  • Procure por referências em sites de reclamação
  • Veja se a empresa possui reclamações no PROCON
  • Se for por indicação pergunte a pessoa que te indicou sobre a confiança de seus serviços
  • Se a seguradora possui um bom atendimento ao cliente

Um dos pontos pela qual a seguradora faz uma análise do preço a ser inserido no tipo do seguro que você deseja é o perfil do condutor principal do veículo que vai ser integrado ao seguro. Vejamos.

Perfil

Os preços dos seguros podem mudar de acordo com o seu perfil de condutor, e lembrando que cada seguradora faz uma análise diferente de perfil de condutor, vejamos abaixo alguns pontos de perfil que são analisados pelas seguradoras:

Sexo e idade dos condutores: Na maioria das seguradoras, mulheres e pessoas mais velhas conseguem um valor mais baixo em suas mensalidades pois possuem muito mais cuidado ao conduzirem um veículo.

como contratar um seguro de automóvel

Estado civil do condutor: As pessoas que são casadas também possuem valores menores em suas mensalidades, isso porque de uma maneira geral, elas causam muito menos acidentes do que as pessoas que são solteiras.

Tempo de habilitação: O preço de seu seguro também vai ser analisado pelo seu tempo de habilitação, pois possuem mais habilidades em evitar algum tipo de acidente.

Nenhum desses pontos que falamos são analisados pelo achismo, ou seja, são analisados estatisticamente com bases em pesquisas sérias direcionadas a essas seguradoras, e assim que a seguradora faz uma análise de seu perfil.

Qualidade de uso de seu automóvel.

Esse ponto também é importante, e com certeza é importante pois se um veículo fica mais tempo guardado do que em trânsito, consequentemente o valor será mais baixo, mas essa avaliação é mais criteriosa pois depende também do tipo de local em que o veículo fica guardado a maior parte do tempo.

Segurança do local em que o segurado mora.

As pessoas que moram em locais que possuem altos índices de roubos ou acidentes, também pagam um valor maior do que aquelas pessoas que moram em um bairro tranquilo que quase não acontece nenhum tipo de acidente e o índice de roubos é muito mais baixo do que das demais regiões.

Marca e modelo de seu automóvel.

A marca e modelo do veículo é um ponto importante na hora da análise da seguradora, isso porque algumas marcas e modelos são mais visadas para roubo em diversas regiões do país, ou seja, o seu modelo de carro pode ter uma preferência para bandidos, causando assim o aumento do valor de seu seguro.

Com todas essas dicas, pode ter certeza que você vai escolher o melhor seguro para o seu automóvel, um seguro que atenda todas as expectativas e que o principal fator é que ele funcione de maneira precisa na hora que você mais precisar.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *